Estatuto   |   Histórico   |   Bases Teóricas   |   Estrutura   |   Membros   |   Grupo de Estudos   |   Produções

A Liga de Neuropsicologia é um projeto de extensão universitária (liga acadêmica) do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – UFC, que busca a integração entre as diversas áreas do conhecimento que norteiam o saber e o fazer neuropsicológico, principalmente no que tange à intersecção entre a Psicologia da Saúde e a Medicina Neurológica. Esta é uma área de atuação que vem substancialmente crescendo, nos últimos anos, dentro do campo das chamadas Neurociências.

A origem deste projeto se deu, inicialmente, pela necessidade de compreensão teórica das Neurociências, face ao caráter eminentemente multidisciplinar desta área do saber e pela necessidade dos estudantes em aprofundar seus conhecimentos acerca dos impactos que condições cerebrais específicas possam impor à condição psicológica do indivíduo – procurando contribuir, em qualquer magnitude, para uma melhor formação e atuação profissional dos psicólogos em amadurecimento. Este novo referencial de estudos trouxe, para o meio acadêmico, uma melhor visão dos substratos biológicos do comportamento e do funcionamento cerebral. As Neurociências englobam o estudo da neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica e das ciências do comportamento (psicofísica, psicologia cognitiva, antropologia e lingüística).

Uma motivação adicional para a criação deste projeto se deu em virtude das demandas geradas pela emergência de serviços de Neuropsicologia em clínicas e hospitais de Fortaleza. De fato, a atividade clínico-hospitalar do neuropsicólogo requer uma integração coordenada entre diversos outros profissionais da saúde (psicólogos, neurologistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psiquiatras, dentre outros) de modo que se possa proporcionar aos pacientes uma boa qualidade de serviços prestados, bem como facilitar o desenvolvimento do conhecimento científico relacionado. Para tanto fez-se a realização de espaços para o debate teórico das Neurociências, como campo de atuação clínica e de pesquisas em Psicologia.  

A criação da Liga de Neuropsicologia, portanto, propicia um lócus adequado para o exercício destas questões, congregando estudantes universitários e beneficiando, desse modo, os próprios membros, a Universidade e a comunidade.

 

Voltar